quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Quer pagar quanto?



"...estamos correndo atrás de algo caquético chamado 'juventude eterna'. Estão todos em busca da reversão do tempo. Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo... A fonte da juventude chama-se mudança. De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora.
A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas. Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos. Mudança, o que vem a ser tal coisa?
Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho. Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu.
Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos. Rejuvenesceu.
Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol. Rejuvenesceu.
Toda mudança cobra um alto preço emocional. Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza. Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face.
Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna... Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar. Olhe-se no espelho...



Martha Medeiros


Frio na barriga. Roer as unhas. Náuseas. Dor de cabeça. Respiração ofegante. Paupitação.
Esses efeitos colaterais e muitos mais deveriam estar na bula de um remedinho milagroso chamado "Decisão de Mudança". O laboratório já o lançou no mercado há muito tempo, mas muitos tem restrições sobre as reações adversas desse medicamento. Por isso ele só é receitado pela própria pessoa. Nenhum médico pode prescrevê-la.
Normalmente, antes um pouco de a pessoa decidir pelo tratamento, os sintomas são dramáticos: choros initerruptos e lamentosos, pensamentos a mil por hora na cabeça, e um tique nervoso classificado como "E se...". Na maior parte das vezes, o diagnóstico é tardio.
Mas nunca é tarde demais.
Como ser humano típico, estabilidade, conforto, familiaridade são as justificativas para adiar a tomada de decisão. Mudar é sempre uma escolha. E toda escolha implica em renúncia. E largar de mão do que já se conhece, se tem, ou se sente é, para muitos, se desgarrar de si mesmo. Nem ao menos entende que, ao se deixar essas bagagens no caminho, a viagem rumo a si mesmo se torna mais leve.
Uma vez tomada a decisão, entenda que tudo à volta parece concordar com ela. É assim que a vida te alimenta de energia para passar pelo período de metamorfose. Renovar-se não significa jogar tudo que você é fora, muito pelo contrário. É nada mais que montar um quebra-cabeça com as mesmas peças, mas formando um desenho diferente do anterior.
É entendendo o que há na estrutura interior que conseguimos a capacidade de nos reinventarmos para o mundo, para um novo cenário, para um novo interesse, para um novo modo de vida.
Acho que por isso adoro o outono. Talvez porque eu seja filha dele. Talvez pelo lindo colorido em tons de cobre que desfilam pelas ruas do nosso imaginário coletivo. Mas representa a decisão de mudança. É a natureza se despindo de sua beleza para se recriar ainda mais bela, depois de um rigoroso inverno.

Nenhum comentário: