quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O Caminho da Emancipação


"Há muitas coisas que não somo capazes de deixar para trás que nos prendem. Pratique olhar em profundidade para essas coisas. No começo, pode achar que elas são vitais para nossa felicidade, mas elas podem, na verdade, serem obstáculos para sua verdadeira felicidade, causando seu sofrimento. Se você não está feliz porque está preso nelas, deixá-las para trás será fonte de alegria para você... Por favor, olhe para as coisas que você acha necessárias para seu bem estar e felicidade e descubra se elas lhe trazem felicidade ou estão quase o matando."

Thich Nhat Hanh


Temos muitas âncoras nessa vida, que nos prendem ao pé e são pesadas e incômodas. Muitas vezes pensamos que é bom termos âncoras. A sociedade nos oferece várias delas para consumirmos: poder, dinheiro, bens materiais, sentimentos, culpas, emprego, um namorado, alguém da família.

Às vezes essas coisas podem nem ser âncoras antes, mas depois de algum tempo e por alguma circunstância, se tornam, e insistimos que não nos atrapalha. Outras vezes pensamos que merecemos essa prisão, pois é assim que as coisas devem ser, a vida é assim mesmo.

Por mais que seja verdade que a vida seja feita de sofrimento, existem outras verdades igualmente absolutas: que o sofrimento pode cessar, que existem causas para esse sofrimento, e que podemos trilhar uma caminho para fazê-lo cessar.

Neste caso, só se cortarmos as correntes das âncoras é que vamos ter mais espaço para vivermos nossas vidas, usando cada ferramenta que ela nos oferece no momento e da forma como ela deve ser usada. E se não servir mais e tiver sendo um peso nas costas, abandonar-la pelo caminho, sem pensar que poderá ser útil depois, ou que poderá ser útil para alguém, ou que se foi dado você não pode largar.

Sem apego.

2 comentários:

Unknown disse...

Ah, um dia eu aprendo a fazer isso. Mas vou precisar receber mais e mais explicações a respeito, e com fantoches.

Melissa S. disse...

Pode deixar que desenho, faço mímica, ou qualquer coisa válida no Imagem & Ação.