sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Expire........ Inspire....


"Cada uma das quatro variáveis - respiração, músculos, emoções e estado mental - tem sobre as outras um efeito dominó. Quando uma variável se altera, alteram-se igualmente as demais. Isso nos propicia importantes informações sobre como administrar melhor a vida e a saúde.

Se pudermos influenciar facilmente uma das variáveis, poderemos influenciar as outras. No entanto, é bem mais difícil influenciar diretamente os estados mental e emocional do que os músculos ou a respiração. Você já reparou como é difícil controlar a ansiedade ou a raiva? (...) Nós temos pouquíssimo controle sobre os nossos pensamentos e sentimentos, que parecem dotados de vontade própria. Todavia, podemos influenciar a nossa respiração e músculos com certa facilidade. Graças a isso, conseguimos administrar diretamente o modo como nos sentimos fisicamente e, indiretamente, controlar as emoções e o estado mental. Eis por que a percepção e o controle da respiração podem ter impacto benéfico em todos os níveis de stress."

Ingrid Bacci

Voce ja ouviu de alguem tentando te ajudar a acalmar de um choro ou uma crise de ansiedade: 'Repire fundo'? Sabemos, mesmo que inconscientes, desse mecanismo de troca entre corpo, mente e espirito, mas mal utilizamos a nosso favor.

Uma vez ouvi que respiracao curta ou ansiosa significa nao falta mas excesso de ar nos pulmoes. Isso ocorre porque quando expiramos muito rapido e sem consciencia, o ar nao eh totalmente expulso dos pulmoes, e acontece um acumulo de gas carbonico no organismo, o que nos leva a um estado torpe, e consequente falta de discernimento e energia.

Da proxima vez que alguem te disser 'Respire fundo' ou voce se encontrar nervoso/a, agitado/a, com medo, ou qualquer sentimento desconfortavel, expire. Expire devagar, comprimindo primeiro o abdomen, como se fosse encostar a barriga nas costas. Assim, voce estara pressionando o diafragma para cima, encurtando o espaco dos pulmoes no tronco. Depois as costelas e o peito, para diminuir ainda mais o espaco dentro da caixa toraxica, 'expremendo' os alveolos pulmonares ate seu limite, se livrando de todas as toxinas que invadiram seu corpo num estado emocional e mental agitado.

Ai sim, inspire. Voce vai notar que nao eh preciso nem fazer forca, o ar naturalmente entra nos pulmoes, renovando o oxigenio do corpo e a sua energia vital (prana). Faca devagar e com consciencia, visualizando cada celula recebendo essa dadiva divina.

Faca dessa um pratica. Ao acordar, ao ir para a cama dormir, antes das refeicoes, qualquer hora do dia. Substitua o cafezinho no trabalho por respiracoes profundas, quando quiser fazer uns minutinhos de folga. Tire os olhos do cumputador para descansar os olhos de hora em hora e faca uma, tres, cinco, dez respiracoes profundas, e descanse tambem o resto do corpo e a mente.

Uma pratica, que se incorporada diariamente, traz muitos beneficios para a saude fisica, eh contar 4 tempos para a inspiracao, 7 para segurando o ar, e 8 inpirando. Faca 4 repeticoes. Sim, eh so isso!

Respire agora, ao terminar de ler essa mensagem. Vamos la, expire, todo o ar para fora dos pulmoes, comprimindo o abdomen e o tronco. E deixe o ar naturalmente entrar pelo seu corpo, enchendo o abdomen e seu corpo de energia nova.

Um comentário:

Adri disse...

Ei Melzinha,
Impressionante como eu leio as coisas que voce escreve justamente no momento que preciso. Estava aqui esbaforida com as atividades do projeto, que eu nao tenho feito nada, e o exercicio de respiracao me ajudou a me centrar, equilibrar, literalmente tomar folego para retomar as atividades com energia.
Obrigada pela forca, mesmo longe, voce esta sempre perto. :)
Beijos,
Dri