quinta-feira, 23 de julho de 2009

Como transformar lixo em flores

Thich Naht Hahn

O jardineiro orgânico não pensa em jogar fora o lixo. Ele sabe que precisa do lixo, pois é capaz de transformá-Io em adubo composto, para que este possa novamente se trans­formar em alface, pepino, rabanete e flores. Tanto a raiva quanto o amor possuem uma natureza orgânica, o que significa que ambos podem mudar. O amor pode se transformar em ódio. Você sabe muito bem disso. (...)

Se você enxergar em si mesmo os elementos do lixo, como o medo, o desespero e o ódio, não entre em pânico. Na quali­dade de um bom jardineiro orgânico, de uma pessoa que pratica bem os ensinamentos, você tem condições de enfren­tar essa situação: "Reconheço que existe lixo em mim. Vou transformar esse lixo num adubo composto capaz de fazer meu amor reaparecer." Quando você conhece e pratica as técnicas da respiração consciente, do andar consciente, do sentar consciente e do comer consciente, você consegue gerar a energia da plena consciência e abraçar sua raiva ou seu desespero. O simples fato de você acolhê-Ios e abraçá-Ios já lhe trará alívio. Depois, sem afrou­xar o abraço, você pode se dedicar à prática de examinar pro­fundamente a natureza da sua raiva.

A prática, portanto, encerra duas fases. A primeira envolve o abraçar e o reconhecer: "Minha querida raiva, sei que você está presente, estou cuidando muito bem de você." A segun­da fase consiste em contemplar profundamente a natureza da sua raiva para ver como ela surgiu.

4 comentários:

Adri disse...

Melzinha,
Obrigada por me ajudar a adubar minhas florzinhas! :)
Passa la no meu blog e veja como sua ajuda me fez colocar bastante coisa para fora.
Um girassol bem grande pra voce!

Melissa S. disse...

Muitos girassois pra ti!!! :)

Anônimo disse...

Obrigada pelas doces palavras, Mê. Ajudar ao outro adubar seu próprio jardim faz suas flores crescerem aindamais coloridas.

Beijos no coração!

Melissa S. disse...

Flores e perfumes pra voce!